Foto: Elisandra Batista (Divulgação)
Oferecer um atendimento mais acolhedor e humanizado é o objetivo da Sala das Margaridas, um espaço criado na delegacia de Santiago para atender mulheres vítimas de violência doméstica. A inauguração da sala será nesta quinta-feira, às 11h, com a presença da chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Nadine Anflor.
Casal é preso com 250 quilos de carne roubada em São Francisco de Assis
De acordo com a delegada Elisandra Batista, titular da Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Santiago, a Sala das Margaridas foi mobiliada com doações da comunidade. Essa será a primeira sala de acolhimento instalada no interior do Estado.
- Essa é uma das políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, que visa criar um espaço reservado, privativo e acolhedor para atendimento. Muitas vezes as mulheres eram atendidas nos balcões da delegacia, onde chegavam a ter contato com o próprio agressor. O fato de serem atendidas por homens, por mais preparados que eles sejam, também desencorajava as mulheres fragilizadas - relata Elisandra.
Homem morre afogado no interior de Tupanciretã
A delegada explica que, além do atendimento ser realizado por uma policial do sexo feminino, no local será possível fazer o registro da ocorrência policial, oitivas, solicitação de medidas protetivas de urgência, encaminhamentos para perícias, para psicólogos e aos demais serviços da rede de atendimento à mulher do município.
Em Santiago, não há uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Por isso, a sala foi implantada na DPPA (Rua Pinheiro Machado, 2.210), sob responsabilidade da delegada Elisandra.
No mesmo dia da inauguração da Sala das Margaridas, haverá a cerimônia de posse do delegado Guilherme Milan Antunes como chefe da 21ª Delegacia de Polícia Regional em Santiago, no Salão de Atos da Uri.
*Colaborou Janaína Wille